20/01/2016

Entrevista a Iasmin Ferreira


Olá leitores!
Hoje trago a primeira entrevista que faço com uma designer de capas, para as Descobertas Literárias em parceria com a Key, do blog Ponto & Vírgula. Desta vez a entrevista é feita a Iasmin Ferreira, que mora no Brasil e desde cedo que ajuda a dar uma ''cara'' aos trabalhos dos escritores. 
Venham conhecer mais sobre a Iasmin e conheçam o seu trabalho!

Algumas capas feitas por Iasmin Ferreira.


Descobertas Literárias
Gostaria primeiro de agradecer por teres aderido ao nosso projecto Iasmin. Para começar a nossa entrevista, podias falar-me um pouco sobre ti?

Iasmin Ferreira
Bom, me chamo Iasmin, tenho 21 anos e sou casada. Trabalho como maquiadora há  aproximadamente um ano e simplesmente amo o que faço. Tenho como hobbie a edição de capas de livros e fanfics, algo que faço e sempre fiz gratuitamente para ajudar aos autores que não tem condições de pagar pelas capas de profissionais. Inclusive, participo de uma página que tem como intuito justamente esse tipo de trabalho.

Descobertas Literárias
É muito bom saber que se juntam para ajudar quem não pode recorrer à compra de capas! Como te iniciaste nesta área? Sempre gostaste de fazer edições de imagem?

Iasmin Ferreira
Iniciei nessa área há 9 anos, ainda no orkut. Lá existiam comunidades sobre fanfics e a maioria não sabia editar capas, então me interessei por isso e procurei algumas outras comunidades sobre edições e tutoriais, e com elas aprendi tudo o que sei. Carrego meus programas e materiais comigo desde então, porque é o que eu mais gosto de fazer no meu tempo livre.

Descobertas Literárias
Que programas e materiais usas para edição de imagem?

Iasmin Ferreira
Eu geralmente uso o Photoshop, e às vezes, o PhotoFiltre Studio por ser um programa mais leve e fácil de mexer. Meus materiais variam entre Colorizes, Actions, Brushes, Texturas, Styles, Pngs, Renders, de tudo um pouco. Devo admitir que sou completamente obcecada por eles, e tenho mais 15.000 tipos diferentes no meu computador. Quem se interessar por esse tipo de material, eles estão sempre disponíveis de graça em muitas páginas de edição, que por acaso, fazem edições simplesmente perfeitas!

Descobertas Literárias
As fontes também são algo que nunca é demais não é? Falo por experiência! Em relação aos teus trabalhos, como é o processo de pedido de capa? Tu lês o trabalho? Pedes que te forneçam detalhes do que pretendes? Explica-me como funciona essa parte.

Iasmin Ferreira
Acho que as fontes são a parte mais importante da capa, pois são elas que carregam o peso do título. E, também, não adianta nada fazer uma edição linda, com uma tipografia feia, não é mesmo? Os pedidos são feitos sempre através da minha página, e lá nós temos um formulário de pedidos que inclui coisas básicas como título, autor e fotos, e também complementares como a sinopse da história e o link da mesma. Lemos com bastante atenção a sinopse, pois nem sempre temos tempo para ler as histórias completas. Quando algo não fica muito claro, pedimos mais informações. Também tento manter um banco de imagens para enviar para cada autor, dando opções para que ele mesmo escolha a foto da capa. Mas a maioria prefere deixar todas as decisões comigo.

Descobertas Literárias
No final da entrevista irei acrescentar o link da tua página, para assim os leitores e possíveis interessados terem como te contactar. Já aconteceu alguma vez teres algum trabalho teu plagiado?

Iasmin Ferreira
Não sei bem se conta como plágio, mas muitas pessoas acabam apagando ou cortando meus créditos. Tento não me importar com isso, porque sinto que o carinho que recebo na maioria das minhas capas é maior e mais importante que esse tipo de atitude de pessoas mal intencionadas.

Descobertas Literárias
Realmente é muito mau quando acontece uma situação dessas, deve-se sempre reconhecer o trabalho dos outros! Visto que tens grande experiência nesta área, quais as dificuldades que encontras? Poucos meios de divulgação? Muita oferta para pouca procura?

Iasmin Ferreira
Não me preocupo muito com a divulgação do meu trabalho. Na maioria das vezes, são as pessoas que me procuram e não o contrário. Muitas delas me contam que fui indicação de outros autores que já tiveram capas feitas por mim.
A procura é tanta, que nossa equipe está sempre buscando novos editores para entregas cada vez melhores e mais rápidas. Recebemos mais de vinte pedidos por dias, geralmente.
Em geral, não considero que tenho dificuldades visíveis com alguma coisa, nada me incomoda.

Descobertas Literárias
Que conselhos podes dar a quem se quer iniciar no mundo da edição de imagens?

Iasmin Ferreira
Acho que meu conselho é: Ninguém nasce sabendo, e as coisas podem ser bem difíceis no começo, mas com prática e dedicação, as pessoas podem fazer tudo o que quiserem e imaginarem. Assistam tutoriais no youtube, baixem materiais na internet, procurem a ajuda de pessoas mais experientes. Estamos em uma área onde ninguém nega ajuda aos iniciantes, e é incrível como as pessoas evoluem tão rápido.

Sigam a página da qual a Iasmin trabalha:
Caso a queiram contactar, adicionem no facebook:




4 comentários:

  1. Olá!
    Eu te indiquei para uma TAG no meu blog, confira aqui: http://diariodeumablogeira.blogspot.com.br/2016/01/tag-liebster-awards.html
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kah, obrigada por me indicares na Tag, já irei passar por lá e deixar o meu comentário! Beijo

      Eliminar
  2. Adorei a decoração da "casa nova, Dev XD

    Iasmin, eu entrevistei a Mayara, e ela teceu muitos elogios à você e seu trabalho no grupo Dreams!
    Parabéns às duas pela excelente entrevista, gostei muito <3
    bjs

    ResponderEliminar

DevRochester. Com tecnologia do Blogger.